A compulsão alimentar, pode se caracterizar pelo consumo de uma grande quantidade de alimentos em um curto período de tempo, mesmo a pessoa estando sem fome e já saciada, ocorrendo a sensação de perda de controle e posteriormente o sentimento de culpa. Geralmente os alimentos ingeridos são altamente calóricos e pouco nutritivos.
•
Chega a ser um ciclo, que no primeiro estágio ocorre a restrição e a privação, posteriormente a ansiedade e necessidade de comer. Após isto ocorre o descontrole e a compulsão através da comida, em seguida alívio momentâneo, sentimento de culpa e frustração e por último o medo de engordar!
•
É muito importante aprender interpretar a sua fome se ela é física, mental ou emocional. Outro ponto muito importante para quem sofre de compulsão é praticar hábitos de autocuidado e amor próprio. Meditações, e terapia ajudam muito.
•
É importante ressaltar que ao aprendermos a interpretar nossos instintos físicos, corporais e psicológicos, conseguimos ser capazes de interpretar nossos desejos verdadeiros. Pode ser algum trauma, frustração e carência de estado de presença!
•
E que a relação ao desejo alimentar é controlável, mediante equilíbrio de neurotransmissores, hábitos saudáveis, controle das emoções e de suas escolhas!
•
Bem como a ajuda de um profissional com uma abordagem holística para ajudar a identificar os gatilhos mentais e emocionais que podem te levar ao descontrole.
•
Lembre-se: somos nós que controlamos a nossa mente e não a mente que nos controla!