Você é daquelas pessoas que tenta fazer a dieta, se empolga e acaba sempre vencido pela fome? Sabia que isso é super comum?
✔Quando estamos acima do peso, a fome aumenta. Tem explicação: as citocinas inflamatórias produzidas no tecido adiposo interferem na regulação de fome/saciedade no hipotálamo. E aí não tem jeito: mesmo com MUITA força de vontade, você será vencido pela fome.
✔Some-se a isso o fato de existir um tipo de fome “específica” para os alimentos “palatáveis”, a fome hedônica (já falamos dela aqui). Juntas, fome homeostática (afetada pelas citocinas) e fome hedônica COM CERTEZA são maiores que a sua força, fé, foco, determinação e simpatia para arrumar marido. Não há estratégia nutricional que resista.
✔Por isso, ANTES de decidir fazer QUALQUER dieta para emagrecer, você precisa de estratégias para modular a fome.
✔Algumas são bem conhecidas e você pode começar a aplicar já:
1.Aumentar consumo de fibras (vegetais crus, legumes cozidos ao dente, chia, linhaça, frutas com casca) e beber água (muita. O dia inteiro. Sim, de meia em meia hora. Se vira na garrafinha).
2. Nunca, jamais, em hipótese alguma, comer carboidratos puros e sem fibras (biscoitos, pão, suco de fruta coado no meio do nada, bolos, massas, arroz);
3. Você pode comer tudo isso aí de cima (tá bem, menos biscoito. Biscoito não é comida), desde que esteja acompanhado de PROTEÍNAS e FIBRAS!
4. Introduzir as oleaginosas na sua vida (nozes, amêndoas, castanhas, macadâmia, pistache). Mas não comê-las como se não houvesse amanhã. É 1 punhado (mão pequena), ok?
5. Acrescentar proteína de elevado valor biológico de manhã, bem no início do dia (ovo, whey ou outro suplemento proteico).
✔Quer saber mais sobre isso? Venha comigo. São MUITAS dicas e não cabem todas em um post.