Você sabia que os xenobióticos podem interferir na sua saúde? Descubra agora o que são essas substâncias e quais as consequências no nosso organismo.
Xenobióticos: palavra que vem do grego (XENO = estranho e BIO = vida), e diz respeito à qualquer substância química estranha ao organismo humano, que possui toxicidade, e que pode ser ingerida, inalada ou absorvida pela pele.
Quando essas substâncias são encontradas no nosso organismo, precisam ser devidamente eliminadas, para evitar que o corpo sofra com as mais diversas consequências negativas à saúde.
Atualmente, temos uma exposição bastante elevada à essas substâncias, porque os xenobióticos estão presentes em:
🔸Aditivos químicos usados pela indústria de alimentos;
🔸Medicamentos;
🔸Cosméticos;
🔸Fumaça dos cigarros;
🔸Embalagens plásticas (Bisfenol-A);
🔸Alumínio;
🔸Agrotóxicos;
🔸Inseticidas, produtos de limpeza, cosméticos, poluentes, pesticidas agrícolas.
Os xenobióticos são capazes de causar danos às nossas células, alterando a sua função ou levando à perda da função celular, dependendo do quanto você é exposto à essas toxinas. Entretanto, o nosso organismo é capaz de evitar o acúmulo dessas substâncias danosas.
Como? Na maioria das vezes, essas substâncias são transformadas no fígado, pelas enzimas, e no intestino, pelas bactérias; neutralizando os efeitos tóxicos dos xenobióticos e favorecendo a sua eliminação. Mas, para que exista eficiência nesse processo de eliminação dos xenobióticos, é necessário que o seu organismo esteja funcionando perfeitamente, principalmente fígado e intestino.
Caso contrário, os xenobióticos ficam acumulados no nosso organismo, causando mal à nossa saúde, sobrecarregando os nossos órgãos e favorecendo o surgimento precoce de doenças como diabetes, arteriosclerose, Alzheimer e câncer.
Vários nutrientes são necessários para que os xenobióticos seja eliminados do seu organismo: cobre, ferro, zinco, vitamina A, vitaminas do complexo B. Por isso, da importância de uma alimentação saudável, variada e adequada.
Você já conhecia os xenobióticos?
Curta, compartilhe com seus amigos (as) e salve esse post.