O nome parece ser difícil, mas todos nós estamos em contato com eles. Essas substâncias nocivas vêm ganhando cada vez mais destaque em pesquisas e a OMS as considera uma ameaça global.
Os disruptores endócrinos (DEs) são uma gama de substâncias químicas que interferem no sistema hormonal, alterando a forma natural de comunicação do sistema endócrino.
O perigo dos disruptores endócrinos é que eles se acumulam no corpo durante anos, submetendo humanos a uma contaminação de baixo nível, mas de longa duração. Essa forma de exposição crônica por substâncias hormonais sintéticas não tem precedentes em nossa história evolutiva.
Onde encontramos disruptores endócrinos? Em produtos de higiene pessoal, cosméticos, aditivos alimentares, recipientes de plástico e contaminantes como pesticidas e fungicidas. Para entendermos melhor, devemos conhecer alguns grupos de disruptores endócrinos mais comuns e com os quais entramos em contato todos os dias.
✔ Ftalatos
✔ Bisfenóis
✔ Parabenos
✔ Chumbo
✔ Triclosan
✔ Benzeno
✔ Tolueno
Ainda não se sabe qual a quantidade necessária de disruptores endócrinos para causar danos à saúde humana. Entretanto, estudos apontam que quantidades ínfimas já teriam a capacidade de serem perigosas.
De acordo com a OMS, há indícios de que a exposição aos disruptores endócrinos ao longo do tempo aumentam algumas doenças como canceres, infertilidade, endometriose, obesidade, autismo, dentre outros. Hoje já temos trabalhos científicos comprovando que essas substâncias alteram nossos hormônios causando alterações à nossa saúde! Se cuide e evite essas substâncias; informação nunca é demais né? Beijo da nutri!
Você já ouviu falar em disruptores endócrinos?
Você já passou em consulta? Deixe sua Opinião
Assine nossa Newsletter
Receba todas as dicas, e postagens do nosso site em primeira mão