POR QUE SENTIMOS MAIS FOME A NOITE?

Você já sabe que sentir mais fome à noite é muito comum né?
É recorrente pacientes que, por mais que passem o dia comendo bem, seguindo as refeições bem planejadas, comem um jantar saudável e, mesmo assim, depois, por mais que não necessariamente estivessem com fome, ainda não se sentem satisfeitas. E aí o armário da despensa é muito convidativo para encontrar um lanche ou uma sobremesa, ah aquele docinho! Você já se viu nessa situação? Saiba que não está sozinha.

Felizmente existem maneiras de descobrir as razões pelas quais a gente fica com mais fome à noite e, assim, curar essa relação com a comida.
Algumas causas por trás disso podem ser:

  • Você não está comendo o suficiente durante o dia. Será que a sua quantidade de fibras e proteínas estão ok? Lembre o que eu sempre alerto aqui: as fibras e as proteínas são as responsáveis por nos deixar saciadas por mais tempo;
  • Fome emocional. Nós sempre estamos muito ocupados e distraídos ao longo do dia, e a noite a situação tende a ser mais tranquila – isso significa que as emoções desconfortáveis que tendemos a evitar podem surgir nesse momento. Muitos de nós consideram a comida útil para lidar com emoções que preferimos não sentir, e isso está tudo bem, desde que a gente saiba controlar o limite!
  • Certos medicamentos. Sim, alguns medicamentos e até mesmo algumas doenças podem fazer com que a pessoa sinta mais fome à noite. Antidepressivos, corticosteroides orais e estabilizadores de humor são alguns deles. Os medicamentos usados para o TDAH geralmente suprimem o apetite durante o dia, levando a um aumento do apetite no final do dia, uma vez que o efeito do medicamento passa.

Lembrando que essas são apenas algumas das razões por trás da fome exagerada a noite. É de extrema importância avaliar o caso individual de cada paciente para entender o porquê desse apetite fora do comum. Pessoas são únicas e merecem ser atendidas como tal.

Se identificou com algum motivo por trás da fome emocional? Em um próximo post posso dar dicas de como NÃO ter essa fome exagerada antes de dormir – que não é nada saudável.


#nutriag#nutricaocomamor#fomeemocional#equilibrio#alimentacaosaudavel

Você já passou em consulta? Deixe sua Opinião

Assine nossa Newsletter

Receba todas as dicas, e postagens do nosso site em primeira mão

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin