Quando consumimos alimentos super gostosos, há um aumento de dopamina, promovendo sensação de bem-estar. Por isso recorremos a esses alimentos em momentos de estresse e/ou tristeza, por exemplo. Estudos apontam que a baixa de dopamina está associada positivamente a quadros de compulsão alimentar, sendo um dos possíveis desencadeadores. Já a serotonina atua regulando, entre outros, o humor, o sono e o apetite e quando está em níveis baixos, estimula o consumo de alimentos doces.
Outros fatores que podem estar associados ao desejo por doces são a deficiência de alguns micronutrientes (como magnésio e vitamina B6), a restrição calórica exagerada, o baixo consumo de carboidratos e quadros de resistência a insulina/inflamação.

Vamos lá, causas:

❌ Escolher alimentos errados, ricos em carboidratos que estimulam dopamina e insulina fazendo com que você queira sempre mais

❌ Privação do sono ou má qualidade do sono, quando você dorme mal você não repara seu metabolismo, e ai ficamos mais estressados no outro dia assim estimulando muita a Grelina que é o hormônio que estimula o apetite. Dormir cedo e a noite toda é fundamental

❌ Adoçantes artificiais, quem me acompanha já sabe que é melhor consumir pouco açúcar do que esse veneno chamado adoçante. Ele deturpa as nossas papilas gustativas e estimula os hormônios que causam fome. (sucralose por exemplo é 600x mais doce que o açúcar.)

Causas genéticas, vocês já sabem que não é destino mas sabendo dessas causas o cuidado é redobrado e montamos estratégias para solucionar.

Genes: CONT rápido /DRD2/MC4R/ SLC2-O2 (é aquela pessoa que já acorda com vontade de comer doce, é uma alteração genética comum.) É aquele sabor intenso adocicado.

Lembrem que eu já ensinei que para reduzir a vontade de doce tem que investir nos cítricos e amargos? … ai já temos uma estratégia.

Programe as saídas da dieta e busque a estratégia ideal para você.
E se tiver dificuldades, vem que eu te ajudo

#nutriag#nutricaocomamor#nutrivinhedo#nutricampinas#geneticaenutricao

Você já passou em consulta? Deixe sua Opinião

Assine nossa Newsletter

Receba todas as dicas, e postagens do nosso site em primeira mão

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin